quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

1 milhão para a melhor das niilidades

Por Marcelo Aceti

"Como assim você não assiste ao BBB?"

Assim mesmo, não assistindo! é uma opção. Vocês não me vêem pelos elevadores e filas de banco e faculdades e colégios e pontos de ônibus dizendo:"Como assim você não lê Dostoiévski?" ou "De qual planeta você veio, que não sabe quem é Tolstói?" E olha que esses questionamentos são muito mais plausíveis. 

Reclamam que a programação da TV é ruim, mas continuam assistindo a programas ruins. E quando questionados sobre o porquê de assitirem, dizem: "não tem nada melhor passando"... 
Só continua "passando" porque assistem.

Eu tenho o direito de não gostar de um programa. Não sou obrigado a "estar por dentro de tudo o que rola na Telinha". Há tantos canais e tantos programas passando ao mesmo tempo, eu tenho o direito de escolher não assistir a uma novela tal, ou a um BBB qualquer. EU POSSO preferir a TV desligada a deixá-la passando qualquer coisa ou sentar na frente da TV "só pra ver o que está passando". 

E essa história de que "não tem nada melhor" é só história. Sempre tem algo melhor: livros são algo melhor; pessoas são algo melhor; trabalhar é algo melhor. Que tal, em vez de perder 3 ou 4 horas de nosso dia babando diante desta caixa colorida, dedicarmo-nos mais à outras coisas; coisas para as quais, inclusive, dizemos que não temos tempo.

É impressionante ver o quão trabalhadores somos e o valor que damos ao nosso tempo. Creia-me, é inversamente proporcional aos pontos de IBOPE de um Reality Show. Passeando na internet, encontramos uma infinidade de páginas falando sobre BBB:
Ama ou odeia?
Por que você assiste?
Por que você não assiste?
Sinceramente, se este fosse um programa bom de fato, sequer levantaria este tipo de questão.
Quem gosta e assiste, o faz simplesmente por seguir aquela vontade de saber se - e como - os outros fazem aquilo que só fazemos escondido. E pior: gastam tempo e dinheiro, sim, dinheiro, vendo mais essa novela; se enganam achando que aquilo é verdade.

A TV tem muitos canais e há diversos programas passando ao mesmo tempo. Por que temos de amar ou odiar justamente este? é só mais um programa. Mais um programa feito de acordo com a alienação dos telespectadores. Experimente desligar a TV e só ligar quando VOCÊ quiser; se pararmos para pensar, a televisão não precisa estar ligada sempre, nós sim!


Em breve começa mais um Big Brother Brasil... Boa leitura!