quarta-feira, 13 de agosto de 2008

SOBRE SERMOS CRÍTICOS

Por Marcelo Aceti
.
Critério, criterioso, crítica, criticar, criticável, crítico!
.
Usar de critério para efetuar análises; ser criterioso, sensato; fazer crítica não apenas por criticar, mas reconhecer o criticável e ser, literalmente, crítico!
.
Sim, sim! Mas... quem é crítico? O que é crítico? Quem é o Crítico? O que é ser crítico? A quem é dada esta voz, este direito? Quem é que diz quem pode e quem não pode, quem deve e quem não deve?
.
Todos sabemos - e estamos acostumados - que existem aqueles que podem e aqueles que não podem; os que podem fazer, os que não podem fazer, os que podem não-fazer e os que não podem não-fazer...
.
"Quem é que diz quem pode e quem não pode, quem deve e quem não deve?"
.
Eu, honestamente, desconheço o rigor sob o qual se elegem estas autoridades e quero, nestas breves linhas, despertar-nos a todos para uma nova visão; não esta visão de ridicularizar o diferente, de oprimir a minoria, de dizimar a liberdade... Busco despertar uma visão, literalmente, crítica!
.
.
.

Comentário de Camilla Duarte
.
'O que é ser crítico' é um bom começo para esta revista; melhor ainda será contar com a opinião de todos vocês, os quais são, por natureza, críticos de alguma forma e críticos de alguma coisa... Crítica essa que será feita através não só da palavra escrita como também levando-se em conta alguns critérios pessoais e até subjetivos!
.
A crítica deve ter como finalidade uma posição construtiva que vá enriquecer tanto o crítico quanto o "criticado" e até mesmo aquele que está lendo o que foi publicado... Para que todos esses objetivos e expectativas sejam atingidos, está no ar o Crítica Literal :)
.
.
.
Comentário de Amanda Volotão
.
Em tempos de alienação, nada melhor do que redefinir o foco e voltar os olhares para uma das características mais intrínsecas do ser humano: o poder de criticar.
.
Esta revista surge como forma de protesto à aceitação do "ignorar os fatos" que deixa a cargo de pequenos grupos o poder de discussão.
.
Esta revista vem com o propósito de instigar o poder de opinião, tão "raquítico, sifilítico" no homem moderno.
.
Esta revista objetiva ser um espaço para discussão de idéias, de pontos de vista, de perspectivas.
.
Então, que comece o show! Que venham os "Quem?" "Como?" "Onde?" e, principalmente, que venham os PORQUÊS em suas mais variadas formas!
.
.
"O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica." Norman Vincent
.
"Criticar, todos sabem." Schrevelius